quinta-feira, 17 de julho de 2014

Congelamento Instantaneo

No dia 13 deste mês correu pelo mundo notícias e um vídeo sobre um fato curioso ocorrido na Rússia: numa praia, banhistas foram surpreendidos por uma intensa chuva de granizo, que aconteceu durante uma onda de forte calor.

O que aconteceu foi que, durante uma onda de calor que se abateu sobre a região, os russos aproveitaram para ir a praia. Mal sabiam eles que, de uma hora para a outra, começaria a chover granizo. É incrível, mas é verdade. No vídeo gravado em celular por uma testemunha é possível ver o momento no qual os banhistas precisam correr para se protegerem embaixo de seus guarda-sóis, em quiosques da orla e sob árvores. Os frequentadores da praia também precisaram se enrolar em toalhas e cangas para se esquentarem após a queda brusca na temperatura.

 Existem lugares e ocasiões onde a temperatura tem uma variação drástica e instantânea. Em outra notícia, também neste ano, podemos ver outro fato ocorrido, dessa vez na Noruega, e ainda mais impressionante.
peixes congelam instantaneamente no mar
Essa imagem parece montagem, mas é real. Milhares de peixes morreram congelados na baía da ilha de Lovund, na Noruega, depois que uma porção do mar congelou. O processo de solidificação da água foi tão rápido que os animais ficaram presos na superfície, como mostra a foto publicada por uma rádio local. O fenômeno fatal é resultado da combinação de uma temperatura atmosférica de -7.8 ºC com fortes ventos soprando sobre a superfície do mar. Lembrando que a água do mar é salgada, o que dificulta ainda mais seu congelamento.
pobre alce, virou picolé
Também na Noruega e também este ano, um alce foi encontrado congelado num lago. Inger Sjøberg foi patinar no gelo no lago Kosmo no norte da Noruega, recentemente, quando se deparou com algo escuro no gelo. Um alce - ou um alce Europeia - foi preso no lago congelado. 

Mas não é de hoje que a combinação de baixas temperaturas e fortes ventos vitimizaram animais. Mudanças drásticas de temperatura já causaram a criogenia de animais gigantescos, milhares de anos atrás.
mamute que foi encontrado congelado foi empalhado
De novo na Rússia, mas dessa vez há talvez uma dezena de milhares de anos, mais um animalzinho foi criogenizado. Na região de Berezovka, em 1901, foi encontrado um exemplar de Mamute, animal extinto há cerca de 10 mil anos atrás, em tão bom estado de conservação que estava ainda com grama na boca. E o mais impressionante, ele foi congelado de pé. Muito provavelmente, se trata de um congelamento instantâneo, resultado de baixas temperaturas regadas a ventos fortes. Em 2012 foi encontrado outro, dessa vez um pouco menos conservado.

Fica a dica, se estiverem com planos de viajar para o norte da Europa, isto é, Rússia, Noruega, Suécia, Islândia e afins, muito cuidado. Leve sempre um bom casaco para uma tarde quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário